segunda-feira, 18 de junho de 2012


Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com o solstício (inicio) do verão no hemisfério norte. 

Estas festas pagãs eram uma comemoração à grande fertilidade da terra e as boas colheitas. Na Idade Média, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica sendo conhecidas como “joaninas”, uma forma de homenagear São João Batista no dia 24 de junho.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se à cultura brasileira (indígenas, africanos e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Mas foi no nordeste que se enraizou tornando-se uma das mais conhecidas e celebradas festas populares.

O que caracteriza as FESTAS JUNINAS

FOGUEIRAS
  
O costume de acender fogueiras na noite de São João tem a ver com a antiga tradição europeia de celebrar o inicio do verão e aos poucos tornou-se um atributo da festa de São João Batista.

Ainda hoje, a fogueira é o traço comum que une todas as festas de São João .
Uma lenda católica afirma que o antigo costume de acender fogueiras tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel.
Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

BALÕES

O uso de balões era um costume português. 
Em Portugal, pequenos papéis eram atados ao balão que ao subir levavam os
 desejos e pedidos daqueles que participavam. 
Soltavam-se cinco a sete balões ao mesmo tempo para avisar a todos que a festa iria começar. 
No entanto, hoje em dia, os balões são proibidos em mutos países devido ao risco de incêndio.

FOGOS DE ARTIFICIO

Os fogos de artifício são tradições vindas da China. Segundo a tradição popular, os fogos servem para despertar São João Batista. 

Durante todo o mês de junho é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas, conhecidas por nomes como traque, chilene, cordão, cabeção-de-negro, cartucho, treme-terra, rojão, buscapé, cobrinha, espadas-de-fogo.

O MASTRO DE SÃO JOÃO

 O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas três bandeirinhas simbolizando cada um dos santos. Mas o costume pagão de levantar o mastro vem do "mastro de maio", ou a árvore de maio, ou celebração da primavera, costume ainda hoje vivo em algumas partes da Europa. 

A QUADRILHA

Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subsequentes evoluções (entre elas o aumento do número de pares e o abandono de passos e ritmos franceses). Entre os instrumentos musicais que normalmente acompanham a quadrilha encontram-se o acordeão, pandeiro, zabumba, violão, triângulo e o cavaquinho.


Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento nas zonas rurais (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no nordeste do Brasil. 


COMIDAS TÍPICAS

Com o mês de junho, vem a colheita do milho no hemisfério sul. Por isso, grande parte dos doces, bolos e salgados das festas juninas no Brasil, são feitos de milho como a pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscus, pipoca, bolo de milho. Mas há também o arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.


E para abrilhantar ainda mais esta tradição o Centro Educacional Bacaninha entra na dança e com muito carinho e capricho apresenta para todos vocês o Arraiá Bacaninha no automóvel Clube com a animação da Banda Sambazul dia 21/06/2012!


A sua presença será indispensável !!!



Reserve já sua mesa: Valor R$ 40,00

No Centro Educacional Bacaninha





Nenhum comentário:

Postar um comentário