segunda-feira, 27 de agosto de 2012
As Crianças do Bacaninha se divertem em passeio ao circo
Não a nada mais importante do que o sorriso de uma criança. Pensando nisso o Centro Educacional Bacaninha Juntamente com um amigo colaborador responsável pelo circo, proporcionaram um momento de muita alegria para as crianças levando as ao circo presente em nossa cidade para divertimento das crianças desta escola. Momentos iguais a este podem continuar acontecendo.só depende da colaboração de pessoas dispostas a se doar, a nos ajudar e proporcionar momentos de lazer para nossas crianças que tanto necessitam de um momento feliz unindo assim alegria e educação.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Benefício vai além do físico para as crianças que fazem aulas de Karatê.
Vão de Vento em popa as aulas de Karater ministradas pelo Cabo Carlos Alberto no Centro Educacional Bacaninha, As crianças adoram pois elas irão aprender muito mais do que dar socos e chutes. Aqui elas aprendem a cumprir horário, zelar pelo uniforme e os acessórios, seguir à risca a coreografia e os ensinamentos, falar em voz baixa, prestar atenção no que o professor Carlos Alberto está explicando, esforçar-se para fazer as respectivas técnicas ensinadas e acima de tudo manter o respeito, para com os mais graduados. Com isso elas irão respeitar os mais velhos (pais, tios, irmãos) e demais.
Nas aulas desenvolvemos nas crianças a sua estrutura psicomotora de base: percepção e controle do corpo, vivências sensoriais, lateralidade (permite a criança tomar consciência do seu corpo e das suas possibilidades - assim ela entenderá que um lado do seu corpo - direito nos destros, esquerdo no ambidestro é mais forte e mais hábil que o outro), coordenação, interdependência dos membros em relação ao corpo e em relação a eles mesmos, noção espacial (para frente, para trás, para baixo, para cima etc) e temporal (antes, depois, aqui entra, chute agora, agora não, corra e outros).
Para podermos trabalhar com a criança precisamos de sua atenção pois a criança precisa se consentrar Com esse trabalho a criança começa a ter consciência dos aspectos inerentes ao seu corpo e, gradativamente, vai perdendo a característica egocêntrica, ampliando as possibilidades de relacionamento com os outros.
Também, nós aqui no Bacaninha sempre enfatizamos nos treinos o aspecto nutricional e sua importância junto ao seu crescimento.Portanto, podemos concluir que o karatê além de trazer os benefícios que um esporte oferece, também colabora com uma formação em arte marcial para as crianças (servindo na sua educação), pois estas serão o futuro do nosso mundo.
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Muito obrigado, papai
Eu tirei seu sono,
fiz você sorrir,
e aprontei bastante.
Mesmo assim, você, contou histórias pra eu dormir.
Às vezes perto,
às vezes longe,
mas sempre preocupado.
Por tudo isso, papai, muito obrigado.
Feliz Dia dos Pais 2012!
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
VOLTA AS AULAS - BACANINHA
Voltar das férias, retomar a rotina e os afazeres não é tarefa fácil nem para os adultos nem para os pequenos. Algumas crianças não apresentam dificuldade para voltar as aulas, mas outras não podem nem ouvir falar dos afazeres sem ter uma dor de barriga instantânea. Para lidar com situações como esta os pais devem ter bastante paciência e compreensão, afinal, mudar a rotina de uma hora para outra não é tarefa fácil para ninguém.
O primeiro passo é descobrir o que esta resistência quer dizer. “O ‘não quero ir para a escola’ pode ter vários sentidos”, Pode ser apenas uma recusa natural e passageira à ideia de voltar a acordar cedo, ter menos tempo para brincadeiras e mais responsabilidades – do mesmo tipo que qualquer adulto sente ao terminar as férias e encarar a volta ao trabalho. Basta conversar com a criança e explicar que esta preguiça é natural, que todos sentem, mas que nem por isso podemos ficar em casa para sempre.
Outras vezes a resistência se apresenta mais constante, tendo aparecido inclusive antes das férias. Nesse caso, o motivo pode estar escondido em uma mudança na rotina escolar: troca de professora, de classe ou de escola ou até mesmo ameaças de bullying. “O diálogo com a escola é fundamental”, Só assim os pais podem entender se a resistência à volta às aulas é só manha ou se esconde algum problema mais sério.
Não querer voltar para a escola pode ser um alerta para um problema muito comum entre as crianças de hoje: o excesso de atividades extracurriculares impostas pelos pais. A garotinha que faz balé às terças e quintas, natação às quartas e sextas e piano às segundas e sábados certamente vai sentir muita falta de um mês em que teve tanta tempo livre – um verdadeiro artigo de luxo para ela.
Os pais se esquecem de que tempo livre, para uma criança, significa tempo para brincar. E brincar é essencial. “A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento social, cognitivo, afetivo, da criatividade. A criança precisa de tempo para ser criança”.
Dicas práticas
Para que a transição da rotina seja o mais suave possível, O psicoterapeuta familiar João David Cavallazzi Mendonça sugere que os pais estabeleçam uma mudança gradual. Se a criança está dormindo mais tarde e acordando mais tarde, que tal, alguns dias antes do retorno à escola, já colocá-la mais cedo na cama – e acordá-la mais cedo também? O ideal é aproximá-la ao máximo da rotina que volta em breve, tanto em horários de sono como nos de refeições.
Incluir a criança na preparação da volta às aulas é outra ideia. “Peça ajuda para lavar a mochila, preparar os uniformes, comprar o material de reposição”, indica o psicoterapeuta. Vale também ler um trecho de um livrinho ou apostila que será solicitado no segundo semestre – tudo para que seu filho vá se habituando com a presença destes elementos de volta ao seu dia a dia.
Fiquem atentos com os sinais do teu filho, mostre para ele como sera maravilhoso o encontro com os coleguinhas da escola com a professora e a volta a rotina ficará bem mais agradável !!!
O Centro Educacional Bacaninha espera toda a sua turminha com braços abertos e muitas Saudades ...
Assinar:
Postagens (Atom)