segunda-feira, 9 de setembro de 2013

7 DE SETEMBRO DE 2013

  O Centro Educacional Bacaninha abrilhantou o desfile de Sete de Setembro de Monte Azul




O Centro Educacional Bacaninha 
presta sinceras homenagens ao Nordeste Brasileiro, sendo o terceiro maior complexo regional do Brasil. A população nordestina totaliza 53.081.950 habitantes, 
abrigando cerca de 28% da população residente no Brasil.
A Região Nordeste é composta por nove estados: Alagoas,Bahia,Ceará,Maranhão,Paraíba,Pernambuco,Piauí,Rio Grande do Norte e Sergipe. 
A região Nordeste apresenta uma grande diversidade cultural com elementos indígenas, dos escravos africanos, dos imigrantes europeus. É um dos complexos regionais mais ricos em manifestações culturais. 
Na vida seca do sertão, nasce flores entre espinhos.










 As Balizas Bacaninha vêm representando o FREVO dança carnavalesca cuja origem veio do Pernambuco, tradicionalmente conhecida como dança típica do nordeste brasileiro. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo.   Representando especialmente .
O Pernambuco e Recife a beleza e desenvoltura das Balizas Bacaninha..








O primeiro carro do Centro Educacional Bacaninha vem trazendo algumas das figuras ilustres nordestinas como:   Luíz Gonzaga :  foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião. Com uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as canções "Baião", "Asa Branca", "Siridó" , "Juazeiro" "Qui Nem Jiló" e "Baião de Dois" . Virgulino Ferreira da Silva (O lampião): Nascido no Pernambuco, Até os 21 anos de idade ele trabalhava como artesão, era alfabetizado e usava óculos para leitura. Seu apelido veio de uma modificação de um fuzil, possibilitando-o a atirar mais rápido, sendo que o cano aquecia tanto que brilhava dando a aparência de um lampião. Lampião viajou muito com seu bando de cangaceiros, que nunca ultrapassou o número de 50 homens, todos a cavalo e em trajes típicos da vegetação caatinga. Era chamado por "capitão" como não existiam contrabandos de armas para se adquirir, em sua maioria eram roubadas da polícia.   E formou o casal nordestino mais arretado de todos os tempos com sua namorada, Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, que juntou-se ao bando em 1930 e, assim como as demais mulheres do grupo, vestiam-se como cangaceiros e participaram de muitas das ações do bando.
   






Carmem Miranda: Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmen Miranda, nascida em Portugal, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Adotou a Bahia como o melhor lugar do mundo, suas constantes aparições com frutas na cabeça e colares, em homenagem a Bahia rendeu mais popularidade a terra do descobrimento. Em seu repertório estão: O quê que a baiana tem?,  mamãe eu quero e Tico tico no fubá.


Jorge Amado:  foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.  Sua obra foi editada em 55 países, e vertida para 49 idiomas e dialetos. Nascido em Itabuna na Bahia, Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste- a pastora de cabras, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres. Casado com a também romancista Zélia Gatai. faleceu aos 88 anos em Salvador.


Luíz Inãcio Lula da Silva:, mais conhecido como Lula, é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro. Torneiro mecânico como profissão, Fundador do PT – Partido dos Trabalhadores, Casado com dona Marisa, Presidente da República Federativa do Brasil entre os anos de 2003 e 2010, Luiz Inácio Lula da Silva Nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil.



Falcão: nascido no interior do Ceará, um dos maiores cantores brega do Brasil, usando a vestimenta colorida que se tornou sua marca registrada. Mais de 1 milhão de discos vendidos, centenas de shows pelo Brasil afora; amado e requisitado, é o maior exemplo de que com trabalho e  inteligência qualquer um pode ser o que quiser.











O carro bacaninha trás ainda, a beleza das índias, e das baianas, figuras ilustres Nordestinas. Sem esquecer que O Nordeste brasileiro também é palco das mais tradicionais festas juninas do Brasil, representado pela beleza da noiva junina.






O segundo carro do Centro Educacional Bacaninha vem reforçando o forte lado cultural do Nordeste e seu cangaço.  No nordeste, melhor que Forró, xaxado, canjica e quentão, só mesmo os bacaninhas trajados de Maria Bonita e lampião.









Parabéns a Escola Bacaninha pela bela homenagem ao Nordeste Brasileiro, terra do descobrimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário