segunda-feira, 9 de setembro de 2013

7 DE SETEMBRO DE 2013

  O Centro Educacional Bacaninha abrilhantou o desfile de Sete de Setembro de Monte Azul




O Centro Educacional Bacaninha 
presta sinceras homenagens ao Nordeste Brasileiro, sendo o terceiro maior complexo regional do Brasil. A população nordestina totaliza 53.081.950 habitantes, 
abrigando cerca de 28% da população residente no Brasil.
A Região Nordeste é composta por nove estados: Alagoas,Bahia,Ceará,Maranhão,Paraíba,Pernambuco,Piauí,Rio Grande do Norte e Sergipe. 
A região Nordeste apresenta uma grande diversidade cultural com elementos indígenas, dos escravos africanos, dos imigrantes europeus. É um dos complexos regionais mais ricos em manifestações culturais. 
Na vida seca do sertão, nasce flores entre espinhos.










 As Balizas Bacaninha vêm representando o FREVO dança carnavalesca cuja origem veio do Pernambuco, tradicionalmente conhecida como dança típica do nordeste brasileiro. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo.   Representando especialmente .
O Pernambuco e Recife a beleza e desenvoltura das Balizas Bacaninha..








O primeiro carro do Centro Educacional Bacaninha vem trazendo algumas das figuras ilustres nordestinas como:   Luíz Gonzaga :  foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião. Com uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as canções "Baião", "Asa Branca", "Siridó" , "Juazeiro" "Qui Nem Jiló" e "Baião de Dois" . Virgulino Ferreira da Silva (O lampião): Nascido no Pernambuco, Até os 21 anos de idade ele trabalhava como artesão, era alfabetizado e usava óculos para leitura. Seu apelido veio de uma modificação de um fuzil, possibilitando-o a atirar mais rápido, sendo que o cano aquecia tanto que brilhava dando a aparência de um lampião. Lampião viajou muito com seu bando de cangaceiros, que nunca ultrapassou o número de 50 homens, todos a cavalo e em trajes típicos da vegetação caatinga. Era chamado por "capitão" como não existiam contrabandos de armas para se adquirir, em sua maioria eram roubadas da polícia.   E formou o casal nordestino mais arretado de todos os tempos com sua namorada, Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, que juntou-se ao bando em 1930 e, assim como as demais mulheres do grupo, vestiam-se como cangaceiros e participaram de muitas das ações do bando.
   






Carmem Miranda: Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmen Miranda, nascida em Portugal, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Adotou a Bahia como o melhor lugar do mundo, suas constantes aparições com frutas na cabeça e colares, em homenagem a Bahia rendeu mais popularidade a terra do descobrimento. Em seu repertório estão: O quê que a baiana tem?,  mamãe eu quero e Tico tico no fubá.


Jorge Amado:  foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.  Sua obra foi editada em 55 países, e vertida para 49 idiomas e dialetos. Nascido em Itabuna na Bahia, Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste- a pastora de cabras, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres. Casado com a também romancista Zélia Gatai. faleceu aos 88 anos em Salvador.


Luíz Inãcio Lula da Silva:, mais conhecido como Lula, é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro. Torneiro mecânico como profissão, Fundador do PT – Partido dos Trabalhadores, Casado com dona Marisa, Presidente da República Federativa do Brasil entre os anos de 2003 e 2010, Luiz Inácio Lula da Silva Nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil.



Falcão: nascido no interior do Ceará, um dos maiores cantores brega do Brasil, usando a vestimenta colorida que se tornou sua marca registrada. Mais de 1 milhão de discos vendidos, centenas de shows pelo Brasil afora; amado e requisitado, é o maior exemplo de que com trabalho e  inteligência qualquer um pode ser o que quiser.











O carro bacaninha trás ainda, a beleza das índias, e das baianas, figuras ilustres Nordestinas. Sem esquecer que O Nordeste brasileiro também é palco das mais tradicionais festas juninas do Brasil, representado pela beleza da noiva junina.






O segundo carro do Centro Educacional Bacaninha vem reforçando o forte lado cultural do Nordeste e seu cangaço.  No nordeste, melhor que Forró, xaxado, canjica e quentão, só mesmo os bacaninhas trajados de Maria Bonita e lampião.









Parabéns a Escola Bacaninha pela bela homenagem ao Nordeste Brasileiro, terra do descobrimento.





quinta-feira, 5 de setembro de 2013



Dia da pátria 7 de setembro !!!
O dia da pátria é uma data especial que comemoramos na data de 7 de setembro, que também é muito conhecida como a independência do brasil, deixando de ser colônia de Portugal, sendo assim em todas as cidades brasileiras se comemora com um clássico desfile de 7 de setembro, com as autoridades civis e militares, desta forma escolas, instituições sociais, enfim todos os cidadãos que gostam dessa data e fazem parte de algum grupo social têm o direito de participar do desfile do dia da pátria.

Desta forma confira mais sobre esse acontecimento histórico que tem um papel maior do que somente um feriado, então veja mais sobre o assunto. Sendo assim um dos desfiles do dia da pátria acontece em Brasília, onde as principais autoridades de todo o país então presentes principalmente o Presidente da republica.