sábado, 7 de dezembro de 2013

Processo Seletivo com bolsas para preenchimento de vagas Centro Educacional Bacaninha 2014



Edital
Monte Azul, 05 de dezembro de 2013.
Srs. Pais e/ou responsáveis.


Comunicamos que o processo seletivo com bolsas do Centro Educacional Bacaninha para o ano letivo de 2014 está aberto a partir desta data, para o preenchimento de vagas para as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

1. Descrição do processo

O processo de seleção para 2014 será composto de:
·         Prova de múltipla escolha;
·         E em caso de empate: Redação

A lista de aprovados será divulgada no site http://bacaninhamonteazul.blogspot.com.br, juntamente com um informativo com todos os esclarecimentos sobre a matrícula. Os alunos devem ser matriculados seguindo todas as orientações e prazos previstos neste Edital de modo a garantir sua vaga.

2. Inscrições

Serão admitidas inscrições somente no Centro Educacional Bacaninha, no endereço Rua 03 de Maio nº 308 no Bairro Pernambuco, no período entre 08 hs à 11:00 hs  e 13:00hs à 17:00 hs do dia 09 de dezembro  à 17 de dezembro de 2013 , observando o horário oficial de Brasília/DF.

3. Provas

A prova será objetiva, composta de 20 questões de Português** e 20 de Matemática**.
** Conteúdo Programático encontra-se no final deste informativo e no site http://bacaninhamonteazul.blogspot.com.br.

3.1 Local, horário e data das provas
As provas serão aplicadas no dia 18 de dezembro de 2013 de 8h às 12h no Centro Educacional Bacaninha- Rua 03 de Maio nº 308 no bairro Pernambuco- Monte Azul-MG.

3.1. Desempate
Caso haja, candidatos empatados na prova de múltipla escolha serão submetidos a uma prova de redação, sob a coordenação da Professora Paula Catrini dos Santos, no dia 20 de Dezembro entre 9h e 11h30min no Centro Educacional Bacaninha.

4. Para fazer as provas

O aluno deverá:
·         Portar comprovante de inscrição carteira de identidade ou outro documento de identificação.
·         O candidato não deve levar bolsas, mochilas ou aparelhos eletrônicos como celulares, mp3 e outros, pois não lhe será permitido fazer a prova estando de posse de objetos que não os necessários à execução da mesma.

5 .Bolsa- valida para todas as turmas

Serão distribuídas bolsas integrais e parciais aos 8 primeiros colocados do Processo Seletivo da seguinte maneira:

·         1º lugar: 100%

Exclusivo para alunos matriculados no Centro Educacional Bacaninha.

Do 2° ao 8° lugar aberta para os demais estudantes.

·         2º lugar: 50%

·         3º lugar: 40%

·         4º lugar: 30%

·         5º lugar: 20%

·         Do 6º ao 8° lugares: 10% de bolsa.


Atenção: A bolsa de 100% é exclusiva para os alunos já matriculados no Centro Educacional Bacaninha, as demais vagas poderão ser preenchidas pelos demais estudantes.

6 .Divulgação do resultado

·         O resultado será divulgado no site http://bacaninhamonteazul.blogspot.com.bratéo dia 19 de dezembro às 15h.

7. Matrículas
Os candidatos classificados terão até o dia 30 de dezembro de 2013 para efetuar a sua matrícula. Após esse prazo serão convocados candidatos da lista de espera seguindo a ordem de classificação.


Atenciosamente,
A DIREÇÃO



  

 Conteúdo Programático   /   Ensino Fundamental
6º ANO (5ª SÉRIE)

PORTUGUÊS

Gêneros textuais: Leitura e interpretação de textos
 Localização de informações explícitas em um texto.
 Inferência do sentido de uma palavra ou expressão.
 Inferência de uma informação implícita em um texto.
 Identificação do tema/assunto de um texto.
 Distinção de um fato da opinião relativa a esse fato.
 Identificação da finalidade de textos de diferentes gêneros.

Estudo da língua:

 As palavras e suas partes – classificação quanto ao número de sílabas e acentuação
tônica
 Acentuação gráfica
 Substantivo
 Artigo
 Adjetivo
 Numeral
 Pronome: classificação, flexão e concordância.
 Ortografia em geral
 Emprego dos sinais de pontuação

Produção Textual (Para desempate) :

 Compreensão e atendimento à proposta dada: desenvolvimento do conteúdo, tipo de
texto e características do gênero textual solicitado.
 Apresentação da escrita: legibilidade, ausência de r asuras e adequada utilização da
margem.
 Organização do texto em parágrafos.
 Redação de períodos completos.
 Emprego de vocabulário adequado ao gênero textual solicitado.
 Emprego adequado dos principais elementos coesivos (conjunção, preposição e
advérbio).
 Emprego adequado dos sinais de pontuação.
 Emprego adequado dos sinais de acentuação.
 Emprego adequado das letras maiúsculas e minúsculas.
 Domínio da ortografia da língua.
 Produção de texto coerente, sem ambiguidades e sem trechos desconexos.

MATEMÁTICA

 Números Naturais e Sistemas de Numeração;
 Operações Fundamentais com Números Naturais;
 Decomposição;
 Ordem e Classe;
 Expressões Numéricas;
 Combinações;
 Geometria: Retas Paralelas, Planificações;
 Estatística: Tabelas e Gráficos;
 Frações;
 Números Decimais;
 Sistemas de Medidas.


 7º ANO (6ª SÉRIE)

PORTUGUÊS

Gêneros textuais: Leitura e interpretação de textos
 Localização de informações explícitas em um texto.
 Inferência do sentido de uma palavra ou expressão.
 Inferência de uma informação implícita em um texto.
 Identificação do tema/assunto de um texto.
 Distinção de um fato da opinião relativa a esse fato.
 Identificação da finalidade de textos de diferentes gêneros.

Estudo da língua:

 Linguagem verbal e linguagem não verbal
 Interlocutor
 Língua e seus códigos
 Variedades linguísticas
 O diálogo
 Substantivo: classificação e flexão
 Determinantes do substantivo
 Adjetivo: classificação e flexão
 Artigo: flexão e classificação
 Numeral: classificação e flexão
 Pronomes pessoais
 Encontro consonantal
 Encontro vocálico
 Divisão silábica
 Sílaba átona e sílaba tônica
 Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica
 Regras de acentuação gráfica

Produção Textual (Para desempate):

 Compreensão e atendimento à proposta dada: desenvolvimento do conteúdo, tipo de
texto e características do gênero textual solicitado.
 Apresentação da escrita: legibilidade, ausência de rasuras e adequada utilização da
margem.
 Organização do texto em parágrafos.
 Redação de períodos completos.
 Emprego de vocabulário adequado ao gênero textual solicitado.
 Emprego adequado dos principais elementos coesivos (conjunção, preposição e
advérbio).
 Emprego adequado dos sinais de pontuação.
 Emprego adequado dos sinais de acentuação.
 Emprego adequado das letras maiúsculas e minúsculas.
 Domínio da ortografia da língua.
 Produção de texto coerente, sem ambiguidades e sem trechos desconexos.


MATEMÁTICA

 Numeração romana e hindu -arabica
 Expressão numérica
 Situação problema envolvendo: adição, subtração, multiplicação, raiz quadrada e
potência.
 Lógica
 Porcentagem
 Aproximação do número
 Sequência numérica
 Comparação de números
 Reta numérica
 Gráfico de barras
 Média aritmética
 Divisibilidade



8º ANO (7ª SÉRIE)

PORTUGUÊS

Gêneros textuais: Leitura e interpretação de textos

 Localização de informações explícitas em um texto.
 Inferência do sentido de uma palavra ou expressão.
 Inferência de uma informação implícita em um text o.
 Identificação do tema/assunto de um texto.
 Distinção de um fato da opinião relativa a esse fato.
 Identificação da finalidade de textos de diferentes gêneros.

Estudo da língua:

 O substantivo e seus determinantes
 Formação de palavras
 Pronomes: classificação
 Verbo: estrutura
 Verbo: flexões e conjugações
 Formas nominais do verbo
 Locuções verbais
 Tempos do modo indicativo
 Tempos do modo subjuntivo
 Modo imperativo
 Advérbio e locução adverbial
 Acentuação gráfica
 Frase e oração
 Sujeito e predicado
 Ordem direta e ordem inversa
 Concordância do verbo com o sujeito
 Sujeito determinado: classificação

Produção Textual (Para desempate) :

 Compreensão e atendimento à proposta dada: desenvolvimento do conteúdo, tipo de
texto e características do gênero textual solicitado.
 Apresentação da escrita: legibilidade, ausência de rasuras e adequada utilização da
margem.
 Organização do texto em parágrafos.
 Redação de períodos completos.
 Emprego de vocabulário adequado ao gênero textual solicitado.
 Emprego adequado dos principais elementos coesivos (conjunção, preposição e
advérbio).
 Emprego adequado dos sinais de pontuação.
 Emprego adequado dos sinais de acentuação.
 Emprego adequado das letras maiúsculas e minúsculas.
 Domínio da ortografia da língua.
 Produção de texto coerente, sem ambiguidades e sem trechos desconexos.

MATEMÁTICA

 Números inteiros
 Operação com números inteiros
 Comparação
 Números simétricos
 Sequência lógica de números
 Perímetro
 Figuras geométricas
 Soma dos ângulos internos de um triângulo
 Números racionais
 Equação e sistema de equação do 1º grau.
 Equação do 1º grau e situação problema
 Tipos e ângulos de retas
 Soma dos ângulos internos de um triângulo e um quadrilátero
 Bissetriz de um ângulo
 Ângulos O.P.V



9º ANO (8ª SÉRIE)

PORTUGUÊS

Gêneros textuais: Leitura e interpretação de textos
 Localização de informações explícitas em um texto.
 Inferência do sentido de uma palavra ou expressão.
 Inferência de uma informação implícita em um texto.
 Identificação do tema/assunto de um texto.
 Distinção de um fato da opinião relativa a esse fato.
 Identificação da finalidade de textos de diferentes gêneros.

Estudo da língua:

 Elementos de coesão textual
 Frase, período, oração
 Período simples e composto
 Conjunções
 Conjunções coordenativas e subordinativas
 Preposição
 Advérbio
 Sujeito e predicado
 Sujeito: determinado e indeterminado
 Oração sem sujeito
 Verbos transitivos, intransitivos e de ligação.
 Tipos de predicado
 Predicativo do sujeito
 Complementos verbais
 Adjunto adverbial
 Vozes do verbo
 Adjunto adnominal
 Complemento nominal
 Aposto
 Vocativo
 Regras de acentuação gráfica
 Denotação e conotação

Produção Textual (Para desempate):

 Compreensão e atendimento à proposta dada: desenvolvimento do conteúdo, tipo de
texto e características do gênero textual solicitado.
 Apresentação da escrita: legibilidade, ausência de rasuras e adequada utilização da
margem.
 Organização do texto em parágrafos.
 Redação de períodos completos.
 Emprego de vocabulário adequado ao gênero textual solicitado.
 Emprego adequado dos principais elementos coesivos (conjunção, preposição e
advérbio).
 Emprego adequado dos sinais de pontuação.
 Emprego adequado dos sinais de acentuação.
 Emprego adequado das letras maiúsculas e minúsculas.
 Domínio da ortografia da língua.
 Produção de texto coerente, sem ambiguidades e sem trechos desconexos.




MATEMÁTICA

 Operação com números reais
 Análise de tabela
 Valor numérico de expressão algébrica
 Operação com monômios
 Polimonios
 Equação e sistema do 1º grau
 Porcentagem
 Retas paralelas cortadas por uma transversal
 Produtos notáveis
 Fatoração
 Equação produto


Nenhum comentário:

Postar um comentário